sábado, 28 de maio de 2011

Reflexões do grupo


“Quando as vezes penso “quem me dera ter isto ou ter aquilo”, e quando oiço pessoas a reclamarem por não terem dinheiro o suficiente para irem ao restaurante ou comprar uma peça de roupa de marca, penso, então e as pessoas que não têm mesmo nada, que davam só para terem um pouco de comida ou uma peça de roupa para os aquecerem da loja mais “rasca” que há, essas sim é que têm razões para reclamarem para estarem tristes com a vida que têm. A pobreza afecta um grande número de pessoas em todo o mundo, por vezes pensa-se que que é só naqueles países menos desenvolvidos, mas isso não é verdade, pois até nos países mais desenvolvidos há muitos pobres, tomando de exemplo o nosso país Portugal, há muita pobreza e exclusão social aqui e cada vez vai havendo mais. Devido a muitas razões como os tão famosos PEC´S 1, 2, 3, e 4, ou o agora tão falado FMI, ou até mesmo o nosso 1º ministro que faz de “tudo” para salvar Portugal, mas não tem tido lá muita sorte. Portanto a pobreza e a exclusão social estão a aumentar em Portugal, e se o país continuar assim vai pior cada vez mais, por isso temos de parar e mudar, o mais rápido possível.
A pobreza leva á Exclusão Social e tanto uma como outra tem de ver o seu fim aproximar-se, não vai ser fácil, uns até dizem que é impossível, mas como eu costumo dizer, nada é impossível se tentarmos. Podemos não "curar" o Mundo todo, mas uma pequena parte de cada vez."

Ana Luz

"Todos os dias ouvimos falar em pobreza. E porquê? Porque cada vez mais nos encontramos sem dinheiro. Isto leva a que muitas pessoas vivam sem as mínimas qualidades de vida, pois vão tendo cada vez menos acesso os bens essenciais e básicos.
Penso também que os governos devem agir rapidamente junto das populações para que a pobreza nao se torne paisagem"

Ana Sofia Silva



A Pobreza afectam várias  pessoas neste momento. Pois, estamo-nos a deparar com situações graves que vemos nas notícias, que todos os dias nos entram pela nossa casa dentro. A VIDA ESTÁ DIFÍCIL!! E o que fazem os nossos governantes? Nada, vêm com PEC’s 4 e com FMI’s  para quê? Para deixar um Portugal subdesenvolvido, atrasado e rural, cada vez pior, na penúria… As pessoas que se intitulam de pobres ficaram ainda mais pobres. E ou outros? Esses ricaços irão alguma vez ficar mais pobres. Não meus amigos! Esses continuaram ricos e poderosos e é assim que vive este país. Com ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres... Será que isto não terá de mudar um dia? Penso que sim, pois muitas destas situações e muitos destes problemas puderam dar origem á Exclusão Social”
"Todos os dias ouvimos falar em pobreza. E porquê? Porque cada vez mais nos encontramos sem dinheiro. Isto leva a que muitas pessoas vivam sem as mínimas qualidades de vida, pois vão tendo cada vez menos acesso os bens essenciais e básicos.
Penso também que os governos devem agir rapidamente junto das populações para que a pobreza não se torne paisagem"

Daniela Branco


"A pobreza e a Exclusão Social estão cada vez mais presentes na nossa vida, e o que comprova isso é a comunicação que todos os dias fala do estado em que Portugal chegou. Portugal é considerado um país desenvolvido, e no entanto a Pobreza não lhe escapou. Pois mesmo em Portugal, existem sem-abrigos, bairros clandestinos, pessoas a pedirem comida para dar aos seus filhos pois não tem como os sustentar. Está na altura de mudar as coisas, está na altura de lutar contra a pobreza! A pobreza está a expandir-se por todo o mundo e isso está a tornar-se perigoso. Acho que os governantes de cada país devia tomar as medidas correctas para combater os problemas que o seu país enfrenta. Apesar da pobreza existir em todos o Mundo, é no continente africano que é o mais afectado. Diariamente somos confrontados com imagens tristes, de adultos e crianças que vivem para lá do limite que se pode chamar pouca dignidade.
É tal a pobreza, que desconhecem que existem outras formas de viver. Não conhecem o conforto de uma casa, de um aconchego, de electricidade, água e sobretudo não têm alimento. A fome é cruel e violenta. Tão violenta, que quase que transforma estes seres humanos em sombras de si mesmo. Não podemos deixar que a pobreza se torne paisagem, devemos de lutar contra ela!”
Rita Sousa 



Sem comentários:

Enviar um comentário