"Os Problemas do Mundo de Hoje"
Vários são os problemas com que o Mundo se debate nos nossos dias, nomeadamente a Pobreza e a Exclusão Social, entre outros na ordem do dia.
Deparamo-nos em pleno século XXI com guerras em várias regiões do Mundo fomentadas, muitas vezes, por questões de carácter económico ou de fanatismo religioso. Também os grupos organizados de terroristas estabelecem redes em vários países do Mundo e actuam de surpresa e levam a que muitos inocentes sejam atingidos pela violência terrorista. Também outro problema que considero muito grave é o que diz respeito aos maus tratos de menores e a pedofilia. Verifica-se hoje que muitas crianças e jovens têm sido retiradas à sua família pelos maus tratos sofridos. O desemprego é sentido por milhões de pessoas em todo o Mundo, e apesar das lutas sindicais, o problema está longe de ser solucionado.
O facto de haver desemprego acelera a degradação social e por sua vez a exclusão social. O desemprego é um mal que leva à fome e esta nos dias de hoje afecta milhões de pessoas, especialmente crianças, em particular em alguns países asiáticos, africanos e da América do sul. Não quero deixar de referenciar aqui aquele que considero um flagelo dos nossos dias, a Sida. O HIV infecta milhares de pessoas, em partícula no continente africano, e uma grande parte das pessoas que apanham esta doença são toxicodependentes. Portanto, vivemos num Mundo cheio de problemas que conduzem á pobreza económica e á pobreza de espírito e por sua vez á exclusão social.
Creio que grande parte destes problemas estão também relacionados com a falta de afectividade em muitas famílias, com a toxicodependência, o desemprego que conduzem à violência, nomeadamente os maus tratos, as violações e os abusos.
Também se agudizam as problemas das minorias que vivem muitas vezes em condições sub-humanas, nomeadamente em bairros de lata. São todas estas situações que agudizadas se têm vindo a agravar apesar de nos últimos anos, os governos e as instituições em particular as de solidariedade social terem feito um esforço para ajudar a superar estas calamidades.
Quero ainda aqui referenciar o recrudescimento do racismo visando particularmente os emigrantes africanos, muçulmanos e também os ciganos, verifica-se também uma intolerância religiosa, rivalidades étnicas que geram muitas guerras civis e estas geram Pobreza e por sua vez Exclusão Social.
Devemos lutar por difícil que se apresente a realidade, mas a fome e a exclusão social são grandes males a combater.
Professora Maria Antónia Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário