A professora de Sociologia (Margarida Agostinho) propôs que neste último período realizasse-mos um trabalho diferente em vez das aulas expositivas, com esse objectivo iremos abordar um tema sobre um capitulo do nosso manual.
O tema intitula-se “Pobreza e Exclusão Social” e o nosso grupo é constituído por Ana Luz, Ana Silva, Daniela Branco e Rita Sousa. Este trabalho tem como objectivo dar assas á nossa criatividade, interesse e empenho pela disciplina, assim, o nosso suporte escrito será diferente, em formato de jornal “ Pobreza XXI”, um blog (www.pobreza-e-exclusao-social.blogspot.com) e no final da nossa apresentação oral iremos mostrar um vídeo alusivo ao nosso tema.
Ao longo do nosso jornal teremos a explicação de cada uma das partes, causas e consequências e esquemas explicativos; para além disso os elementos do grupo fizeram uma reflexão sobre a temática, incluiremos também algumas opiniões dos nossos colegas de turma e professora sobre a mesma e concluiremos com uma reflexão realizada por uma docente da área de História, Maria Antónia Ferreira.
Parece haver uma correlação entre a cor da pele e locais de ocupação humana na nossa história contemporânea. É uma 1ª impressão minha que espero esteja equivocada. Os australianos ocupam soberanos seus desertos interiores naquelas vastidões ermas que eles chamam de outback. Rasgam-nas com os legendários road-trains. Dominam-as. Noutras regiões a exemplo do norte da África, um povo negro parece que para ali foi expulso. Não domina, é dominado pela inclemência e severidade do deserto, associada a uma história de consequências negativas: urbanização urbana e rodoviária fracas, escolaridade baixa, etc, etc. Imagino que a coisa historicamente é muito complexa. Mediante estas dúvidas atrozes da moral humana, eu agradeço a Deus que me fala forte sobre um desfecho escatológico e humilde da história humana montada neste local do universo, de um desfecho humilde, porém extraordinariamente justo!...:)
ResponderEliminar